Expresso do Oriente: Origem do gênero Shounen!
Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo pra vocês um vagão cheio de informação e entretenimento! E hoje vou começar uma série de textos que explica os gêneros de animes existentes, tal qual como suas origens. E já vou começar com um gênero já conhecido de muitos de vocês: o Shounen!
Shonen (Shōnen, shonen, ou shounen), é um gênero de anime e mangá voltado para o público jovem, do sexo masculino. A faixa etária varia bastante de acordo com cada anime, mas ele é primariamente voltado para jovens entre 8 e 18 anos (ou no meu caso, que tenho 25 e assisto Dragon Ball até hoje). Se você conhece um mínimo sobre animes, tenho certeza que já assistiu pelo menos um Shonen. Animes como Dragon Ball Z, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, entre muitos outros, são exemplos de shonen. São animes com muita ação, protagonizados por personagens do gênero masculino e geralmente com um enredo simples porém bem-humorado. Esses animes normalmente são sobre artes marciais, robôs gigantes, ficção científica, esportes, terror, e criaturas mitológicas. O anime/mangá equivalente para meninas é chamando de Shoujo, do qual falarei a respeito em outra ocasião.
Origem
Reza a lenda que mangás existem desde o século 18, mas até então ele não tinha nenhuma classificação ou faixa etária. Foi pro volta de 1905 que revistas de mangás começaram a ser amplamente publicadas no japão, e tendo os dois gêneros como púbico-alvo, distintamente. As duas primeiras revistas de anime foram Shoujo Sekai e Shounen Sekai (“Mundo Garota” e “Mundo Garoto”, respectivamente e em uma tradução livre).
Depois da Segunda Guerra Mundial, onde o Japão foi ocupado pelos Aliados e teve sua cultura misturada com a cultura ocidental, o mangá também sofreu alterações. O mangá moderno, no formato que conhecemos hoje, foi criado nesse período. Histórias de ficção científica, viagens espaciais, e robôs gigantes eram escritas. O arquétipo do herói sem medo e que ama aventuras nasceram aí também. O gênio e DEUS DO MANGÁ Osamu Tezuka, criador de Astro Boy, foi um grande influenciador do gênero Shonen nessa época, influenciando até grandes mentes como Walt Disney (O Rei Leão foi inspirado em Kimba, o Leão Branco, de Tezuka). Entre 1950 e 1969, o mercado de mangás se solidificou entre esses dois gêneros principais: Shonen para meninos e Shoujo para meninas.
A famosa revista Weekly Shonen Jump começou em 1968. E foi responsável por lançar grandes sucessos do mangá mundial, como Dragon Ball, One Piece, Naruto, Bleach, entre outros. Weekly Shonen Jump existe até hoje, e lança boa parte dos mangás best-sellers conhecidos atualmente.
E é isso pessoal, espero que tenham gostado desse texto curto porém informativo, mais pra frente irei trazer mais textos desse tipo explicando a origem dos gêneros de animes e dando sugestões de animes também! Bom, por hoje é só, semana que vem tem mais!
Um Kamehameha no coração de vocês, e até a próxima! Tchau!